Unidade de Saúde de Araranguá é destaque em SC.

Há pouco mais de cinco anos o projeto – Agita Cidade Alta – leva homens e mulheres até a praça para a prática de exercícios e alongamentos. A coordenadora do projeto, Alice Cervelin, conta que teve a ideia quando se tornou agente de saúde do bairro.

“Eu estava passando por alguns problemas, entre eles, uma depressão, foi então que pensei: é hora de me mexer e fazer o diferente! Juntamente com outras agentes da unidade criamos o “Agita Cidade Alta”, com a intenção de levar mais saúde e disposição a quem precisa”, conta Alice, moradora do bairro que leva o nome do projeto.

As atividades começam as sete e meia da manhã, quando as temperaturas ainda estão agradáveis. Em meio ao ar puro das árvores do jardim e ao canto dos pássaros, os participantes fazem alongamentos e utilizam a academia comunitária. Boa parte dos integrantes já passaram dos 60 anos e contam como a rotina deles melhorou depois que começaram a participar do projeto.

“Nossa, não tem explicação. Eu vivia com dores na coluna, vivia indisposta e agora eu sou outra pessoa, e ainda por cima fiz um montão de amigas novas”, conta alegre a aposentada Santina Darós Báda. Dona Maria, de 61 anos, vem todo dia participar a pé no “Agita”. “Eu melhorei muito, aqui a gente ri, se diverte, se distrai e sai de casa. Reduzi até os meus remédios. É realmente muito bom e enquanto eu puder eu vou participar”, conta.

Unidade reconhecida

Por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá a unidade do bairro Cidade Alta recebeu do governo catarinense uma premiação que valoriza o exemplo e a classificou como “uma das melhores de Santa Catarina”. “Ficamos surpresos com o nosso desempenho aqui da unidade e também nos sentimos orgulhosas de fazer parte deste time vencedor, até porque quem ganha com essa qualidade é a população que utiliza a unidade”, conta Cervelin.

*Autor: Gustavo Silveira Neto/Canal Catarinense