CREAS atende mais de 300 casos de violência por mês
Número contra o idoso é maior do que os casos de abuso
O CREAS, Centro de Referência Especializada de Assistência Social, é o órgão municipal que trabalha com pessoas que foram acometidas de todo o tipo de violência. Entre elas: negligência, estupro de vulnerável, violência física, psicológica e sexual. Estas pessoas são recebidas através do disque 100, de denúncias anônimas e uma grande parcela é encaminhada através do Ministério Público e da Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso.
Um dos dados que chama a atenção na lista dos atendidos é a violência contra os idosos. Os números revelam que eles recebem todo o tipo de violência, como as crianças. Uma constatação é que a violência física e psicológica vem através da própria família. Em muitos casos o filho se apropria do benefício dos pais e não fornece alimentos, medicamentos ou fraldas geriátricas.
Para estes casos o CREAS realiza a mediação familiar, com todos os filhos na busca de uma solução para o problema.
O CREAS também trabalha com adolescentes em medida de liberdade assistida e representação de serviço comunitário e pessoas em situação de rua. Como o fechamento do Centro Pop, este serviço é realizado também pelo Centro, que também presta o atendimento às famílias em geral, que tiveram seus direitos violados.
As equipes realizam o acompanhamento de crianças acolhidas e no desacolhimento e na reestruturação da família para receber esta criança no convívio familiar. Em conjunto com a Polícia Militar, atende mulheres através da Lei Maria da Penha. No período entre agosto e outubro, foram atendidas 36 mulheres, vítimas de violência doméstica.
Se forem contabilizadas todas as ações do Centro, só em outubro, por exemplo, foram 311 casos atendidos em todas as demandas de atendimento do CREAS. Atualmente a coordenação elabora um protocolo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violências.
“O CREAS está a disposição da população em geral, somos uma equipe treinada para o atendimento. As pessoas não precisam ter medo de fazer esta procura, mesmo que seja apenas para sanar qualquer dúvida. Estamos a disposição”, finalizou a coordenadora do Centro, Vilma Okamoto.
O CREAS está localizado na Avenida Coronel João Fernandes, 649, no bairro Urussanguinha. Fone: 39031884.