Procon lança informativo com dicas para comprar com segurança

Operadoras de telefonia lideram o ranking das reclamações do órgão

A diretora do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Araranguá, Cristiana Rizatki da Silva de Souza, lançou esta semana, um informativo que traz importantes dicas para o consumidor. Os conselhos são válidos, tanto para as compras do cotidiano, quanto para as promoções de fim de ano, principalmente devido à proximidade da famosa Black Friday.

Atualmente uma média de quinze pessoas procuram o órgão diariamente. No topo das reclamações os serviços de telefonia móvel da operadora TIM. Já o segundo lugar fica para a operadora de telefonia fixa, a Oi. Os consumidores reclamam de cobranças indevidas e dificuldades no cancelamento de serviços de ambas empresas.

Cristiana revela que o consumidor deve ter atenção quando vai às compras. “Eu dependo de comprovação documental, que seria a nota fiscal ou o contrato de prestação de serviços, sem esses documentos não tem como fazer o procedimento de reclamação”, salientou.

Outra fonte de reclamação no órgão são os empréstimos consignados com desconto em folha. “As pessoas reclamam das taxas de juros abusivas, mas isto só na Justiça, o Procon é administrativo”, explicou.

O percentual de resolução das reclamações no Procon é de 95%, sendo poucos casos enviados ao Judiciário. Não esquecer a nota fiscal, não comprar produtos que estão à mostra nas lojas, e testar todo o equipamento adquirido na hora da compra, são algumas dicas importantes.

O informativo do PROCON contém dicas importantes que auxiliarão os consumidores tanto nas promoções, quanto nas compras para o Natal. Você encontra o manual impresso no Procon, no primeiro piso da Prefeitura ou no site da Administração Municipal: www.ararangua.sc.gov.br.

Mais informações no telefone: (48) 35220945.

Assessoria de Imprensa.