Atenção ao regulamento do estacionamento rotativo de Araranguá

A Prefeitura Municipal através do departamento de trânsito vem informar sobre o regulamento do estacionamento rotativo.

Ressaltamos ainda que o maior objetivo do poder publico éorganizar as vagas de estacionamento para que mais cidadãos tenham acesso aos locais desejados, garantindo a organização, mobilidade e a democratização do espaço publico.

Evite transtornos adquirindo os cartões de estacionamento utilizando-os corretamente conforme regulamento.

Deixando de colocar os cartões no valor de R$ 1,20 o cidadão receberá uma notificação para pagamento da tarifa no valor de R$ 6,00 que deverá ser paga em até 5 dias úteis.

Não havendo o pagamento a notificação poderá ser transformada em autuação de trânsito no valor de R$ 195,00 e 5 pontos na CNH.

INSTRUÇÕES GERAIS

Ao estacionar o veículo em uma das vagas do estacionamento rotativo você deve raspar corretamente sobre o MÊS, o DIA, a HORA e MINUTOS, constando o horário de chegada.

Ao utilizar mais de um cartão, respeitando o limite de permanência para cada área, raspe os demais a partir do horário de término do anterior.

Coloque o cartão no interior do veículo de forma visível sobre o painel, com a frente voltadapara fora, no lado do meio fio, evitando que os monitores tenham que invadira pista de rolamento para fazer a leitura do cartão, correndo o risco de acidentes.

Em caso de dúvidas do preenchimento do cartão, procure um monitor(a) para orienta-lo(a).

Ao errar o preenchimento do cartão, inutilize-o, preenchedo um novo cartão para evitar aborrecimentos.

Ressalta-se que a permanência do condutor ou outra pessoa no interior do veículo nãodesobriga o uso do cartão.

Os proprietários e/ou condutores de veículos estacionados em desacordo com oregulamento, serão notificados, mediante a emissão de “Aviso para pagamento da tarifapós utilização” e deverão efetuar o pagamento no prazo de 5 (cinco) dias úteis, medianteo pagamento do preço público do valor correspondente ao somatório de 5 (cinco) cartões de 1 (uma) hora.

O pagamento poderá ser efetuado com um dos monitores do estacionamento rotativo ou na tesouraria da prefeitura municipal.

Decorrido o prazo de 5 (cinco) dias úteis, a notificação poderá ser convertida em auto de infração de trânsito (art 181,incisoXVII – CTB.

Estando ainda o infrator sujeito ás penalidades e medidas previstas no CTB (Infração Grave munta no valor de R$195,00 e 5 pontos na CNH).

Ao município de Araranguá e ao Demutran, não caberá responsabilidadesobre o veículo, assim como aos seus ocupantes e proprietários.

IMPORTANTE

Procure estar com o relógio ajustado com o horário de Brasília, é com este horário que trabalhamos.

Não dobre, amasse ou molhe esse cartão pois cartões rasurados, na tarja, virado ou caído pintados, marcados ou furados com caneta não serão aceitos e o veículo será notificadodevido a impossibilidade de fazer a leitura do mesmo.

Osistema de Estacionamento Rotativo de Araranguá foi criado pela Lei nº3.084/2012 e regulamentada por decreto municipal.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO – DEMUTRAN