Secretaria de Saúde implanta novo sistema no município

O Governo do Município, através da secretaria de  Saúde em  parceria com o Ministério da Saúde e apoio da Secretaria Estudal de Saúde, está implantando o SISPART (Plano de Ação das Redes Temáticas) que tem como principais objetivos reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal, fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses e organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade.

O sistema tem intuito de compilar dados epidemiológicos e estatísticos para a construção de um plano municipal que contribuirá para a reestruturação no atendimento, acompanhamento em gestantes e recém nascidos nas Unidades Básicas de Saúde com apoio do setor de Saúde da Mulher da Unidade Central de Saúde Bom Pastor.

A secretária de Saúde, Maria Aparecida Costa, relata a importância de trabalhar com esse sistema na secretaria. “O SISPART vai facilitar o trabalho da atenção básica junto as gestantes do município. Trata-se de melhorar a qualidade do atendimento, acolhimento e humanizar a saúde municipal”, afirmou.

De acordo com a responsável pelo controle, avaliação e auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Andreza Araújo, a reestruturação do atendimento à gestante e o recém nascido na atenção básica reforçará ainda mais o suporte às mulheres neste período.”Isto trará garantia de acessos e qualidade no serviço prestado, reduzindo as taxas de morte neo-natal e morte materna”, relatou.