Governo do Município realiza ações voltadas a sustentabilidade

Durante a inauguração do primeiro Ecoponto Municipal, o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, destacou que atual Administração tem desenvolvido uma série de ações valorizando a sustentabilidade, o que permite que ocorram ao mesmo tempo desenvolvimento e preservação ambiental.

Essa ponderação foi feita nessa terça-feira, dia 23. Mais de 70 pessoas presentes ao ato aplaudiram a manifestação.

Ao comentar o tema, o prefeito salientou que Araranguá é um dos 15 municípios catarinenses que integra o Programa Cidades Sustentáveis. Segundo ele, essa intenção foi assumida antes mesmo de iniciar o governo: “Este programa consiste num pacto político que preconiza o desenvolvimento sustentável. Os compromissos consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes”, explicou.

Mais comunidades recebem coleta de lixo

De acordo com o prefeito, o município de Araranguá desenvolve projetos que estão em sintonia com o Programa Cidades Sustentáveis. Ele cita, por exemplo, a ampliação da coleta de lixo, lembrando que no município são recolhidas diariamente 35 toneladas de material descartado. “Aumentamos a frota de caminhões e recentemente ampliamos os pontos de coleta, incluindo no cronograma da prestação desse serviço mais oito comunidades”, afirma. Ainda segundo o prefeito, 50 novas lixeiras públicas serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Uso prioritário do papel reciclável

Outra ação sustentável executada pela prefeitura foi a sansão do projeto possibilitando a aplicação da lei que garante o uso prioritário de papel reciclável em todas as repartições públicas municipais de Araranguá. “Ainda estamos no início da implantação desse processo de sustentabilidade, mas de forma planejada as ações municipais vão sendo ampliadas, mobilizando cada vez mais a população. Poder Público e comunidade precisam trabalhar unidos pelo mesmo objetivo. Nessa espécie de atividade é necessário cumplicidade e comprometimento”, observa.

Água para todas as comunidades

As realizações sustentáveis, no entanto, não cessam. Sandro Maciel disse que o saneamento básico do município nunca recebeu tantos investimentos.“Desde o dia 1º de janeiro de 2013 até hoje, o Governo Municipal, através Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já implantou rede de água potável para várias comunidades do interior como Volta Curta, Santa Rosa de Lima, Sanga do Marco, Polícia Rodoviária e Santa Catarina. Ou seja, estamos demonstrando na prática que existe preocupação em garantir melhor qualidade de vida. Outras localidades também serão beneficiadas com sistema de água tratada. No próximo dia 1º de julho será a vez do Bairro Santa Catarina. Futuramente ocorrerá a inauguração da rede de água para a comunidade de Itoupaba. Ali as obras inclusive já iniciaram”, comentou.

Nova Estação de Tratamento de Água

O prefeito finalizou lembrando que está em fase de construção a primeira etapa da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada nas imediações do Açude Belinzoni, no Bairro Alto Feliz. Nessa obra estão sendo investidos R$ 485 mil em recursos próprios do Samae.

Segundo o diretor técnico do Samae, o engenheiro Mário Copetti, a nova ETA terá três filtros rápidos descendentes com camada mista de areia e carvão e uma cisterna para armazenamento com capacidade total de 450 metros cúbicos ou 450 mil litros de água. “A capacidade mais que dobra da atual, que é de 200 mil litros”, explica.

No sistema atual, que está instalado ao lado das obras da nova ETA, se houver qualquer problema na captação, o reservatório poderia suportar até uma hora de bombeamento para alimentar a cidade. Com o novo sistema a população poderá receber água por até duas horas e meia, mesmo não havendo a captação do açude. Hoje existem 13 mil ligações no município, o que abastece aproximadamente 50 mil pessoas, com um limite de 80 mil pessoas.