Saúde realiza de 70 a 80 testes do pezinho por mês

A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes dos que são realizados quando os bebês nascem. A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 70 a 80 testes do pezinho por mês em Araranguá e municípios vizinhos. Este é um teste gratuito e desde 1992, é obrigatório nacionalmente.

Segundo a técnica em enfermagem, Matilde dos Santos Pereira, é importante a realização do teste do pezinho para o diagnóstico precoce de doenças. “É realizado em um dos pés do recém nascido, colhendo gotas de sangue, colocando-as num papel filtro que são encaminhados para análises”, explica.

O teste deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e pode ser realizado no laboratório da Unidade Básica de Saúde Bom Pastor das 08h30 às 11h. As técnicas em enfermagem, Matilde dos Santos Pereira e Maria das Graças S. da Rosa Tomáz fazem a coleta de material. O resultado pode ser retirado na Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside o recém nascido.

Oito doenças que podem ser detectadas no teste: Anemia falciforme, Deficiência de biotionidase, Fenilcetonúria, Galactosemia, Glicose, Fosfato desidrogenase, Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia congênita da supra-renal, Toxoplasmose.

As técnicas chamam a atenção das futuras mamães para que não percam o tempo hábil, nem deixem de realizar este importante exame pois através dele, pode-se garantir maior rapidez no atendimento a enfermidades quando detectadas.