Secretaria de Educação prepara lançamento da Proposta Curricular

Ao mesmo tempo em que monitora a reforma, manutenção e construção de novos educandários em Araranguá, a secretária de Educação, Rosângela Casagrande, coordena uma série de ações paralelas visando a constante qualificação dos profissionais do setor e a valorização da integração entre Rede Pública Municipal de Ensino.

“Democratizar a educação e disponibilizar boa estrutura com o objetivo de proporcionar uma formação qualificada é uma recomendação do prefeito, Sandro Maciel. Baseados nessa filosofia, desenvolvemos vários projetos”, argumenta Rosângela.

Nesse conjunto de iniciativas, ela menciona o lançamento da Proposta Curricular, que acontece nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 19h30, no Caverá Country Park.

FERRAMENTA EM SALA DE AULA

A Proposta Curricular, segundo a diretora pedagógica, Terezinha dos Santos da Rosa, define os conteúdos que serão trabalhados e será a principal ferramenta do professor na sala de aula. A elaboração iniciou em 2011, através de várias jornadas com troca de informações, debates e estudos. Agora é o momento da aprovação do texto final.

Em todas as fases do processo participaram professores representantes da rede municipal de ensino. Hoje são 370 professores distribuídos em 48 unidades.

A secretária de Educação, Rosângela Casagrande, por sua vez, salienta que este documento é importante devido a sua representatividade. “É consequência de todos os trabalhadores da Educação que participaram como coautores da proposta curricular”, disse.

É através da proposta que o professor terá a informação do conteúdo que o aluno receberá, como por exemplo, na primeira série. “Que letras ele aprenderá e qual a formatação desta letra é um exemplo do uso na prática”, explicou a secretária de Educação.

EVENTOS AGENDADOS

Também estão previstas no calendário da Secretaria de Educação ações como o Desfile Cívico do dia 7 de setembro, o evento Criança Dança, agendado para ocorrer no dia 11 de outubro; o tradicional jantar alusivo ao Dia do Professor, no dia 14 de outubro; as apresentações abordando a questão da sustentabilidade, que serão realizadas na Praça Hercílio Luz, no dia 05 de novembro e finalmente, as solenidades de formaturas de turma, marcadas para 17 de dezembro, numa promoção que registrará o encerramento do ano letivo.