Tudo pronto para o Desfile da Independência

A evolução e os diferentes segmentos que integram a história do município serão retratados durante o Desfile Cívico da Independência do Brasil, que será realizado em Araranguá no domingo, dia 07 de setembro, a partir das 9h. A Subsecretaria de Cultura e a Secretaria de Educação cuidam dos detalhes e a expectativa é que o evento mobilize milhares de pessoas. “Escolas, entidades, clubes de serviço e representantes de órgãos públicos estarão desfilando em homenagem à Pátria. O desfile marcará também a abertura do Setembro Primavera Cultural”, afirma o subsecretário de Cultura e Turismo, Jair Anastácio.

Mantendo a tradição dos últimos anos, o desfile acontece na Avenida 7 de Setembro, trecho compreendido entre o Colégio Murialdo e a Praça Hercílio Luz, local onde será implantado o palco das autoridades. Na abertura do evento, o prefeito Sandro Maciel; o presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha) e o Tenente Coronel, Antônio Carlos Machado, do 19º Batalhão da Polícia Militar estarão hasteando as bandeiras do município, estado e país, respectivamente.

Confira a ordem do Desfile de 7 de Setembro:

Pelotão de abertura:

Pelotão especial da abertura oficial do Setembro Primavera Cultural – Malabaris, perna de pau, divulgação da programação do evento, que inclui teatro, dança, caravana cultural, corais, festival de bandas, noite gospel, feira do livro, cultura açoriana e exposições.

Banda Municipal de Araranguá – Desfile acompanhado pela Polícia Militar, Proerd, Corpo de Bombeiros e entidades como o Grupo de Escoteiros Ariringuá.

Primeiro Pelotão:

Entidade Filantrópica Aprendiz;

Rotary Clube de Araranguá e Casa da Amizade apresentando o Lar Beneficente São Vicente de Paulo;

Centro Integrado de Atividades Recreativas da Terceira Idade (Ciarti) e Clubes de Mães;

Centro de Referência de Assistência Social (Cras);

Lions Clube de Araranguá Centro, Lions Cube de Araranguá Sul e Lions Clube Águas Verdes;

Rede Feminina de Combate ao Câncer;

Escola Especial João Kráes Campos – Apae de Araranguá.

Segundo Pelotão:

Colégio Murialdo (banda própria);

Centro Educacional Futurão;

Faculdade do Vale do Araranguá (FVA) e cursos técnicos (banda própria);

Escola de Ensino Infantil e Fundamental Toquinho de Gente;

Terceiro Pelotão:

Banda Municipal de Araranguá

Centro de Educação Infantil Cidade Encantada (antigo Caic), CEI São José – Jardim das Avenidas, CEI Alto Feliz, CEI Criança Feliz (Bairro Coloninha), CEI Gente Inocente (Lagoão), CEI Reino da Fantasia (Morro dos Conventos), CEI Maria e João (Centro), CEI Pequenos Notáveis (Loteamento Araras), CEI Jardim Cibele, CEI Madre Regina, CEI Primeiros Passos, CEI Cantinho do Amor (Urussanguinha),  Escola de Ensino Infantil Professora Bernadete Costa Nolla (Lagoão).

Escolas conveniadas:

Centro de Educação Infantil Amar;

CEI Afaia.

Escolas Básicas Municipais:

EBM Nova Divinéia, EBM Otávio Manoel Anastácio (Jardim Cibele), EBM Jardim das Avenidas, EBM João Matias (Coloninha), EJA, Escola Reunida Municipal Almerindo Manoel da Luz (Campo Verde).

Quarto Pelotão:

Escola de Educação Básica Castro Alves – banda própria;

EEB Professora Neusa Ostetto Cardoso;

EEB Maria Garcia Pessi;

EEB Bernardino Senna Campos.

Quinto Pelotão:

Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense (Asesc);

União das Associações de Moradores de Araranguá (Uama);

Subsecretaria de Esporte – Associação de Futsal Feminino, Projeto Pé na Bola Cabeça na Escola, Associação Esportiva Bola Pra Cima, Projeto Tigrinhos;

Subsecretaria de Cultura e Secretaria de Educação;

Participantes do Arrancadão Paulo Cesário;