ASSINADO O TERMO DE DOAÇÃO DA LOCOMOTIVA PARA O MEMORIAL FERROVIÁRIO DA BARRANCA

O prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, assinou nesta terça-feira, dia 28, a última documentação necessária para o termo de doação de uma locomotiva. O objeto fará parte da criação da Unidade Temática Ferrovia Thereza Christina, no bairro Barranca.

Trata-se de uma locomotiva a todo vapor, modelo Santa Fé, produzida em 1937, doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A finalidade é a implantação de um memorial para preservar o patrimônio cultural ferroviário.

A locomotiva irá fomentar o turismo, a cultura e o resgate histórico do município. A ideia é restaurar a antiga estação de trem da Barranca e ali, a locomotiva irá relembrar o tempo em que Araranguá era servida por uma linha férrea.

A unidade será dedicada à história e ao legado ferroviário, pouco difundido antes, e que compõe um dos objetivos do prefeito, em estabelecer um diálogo entre a comunidade e o seu patrimônio histórico cultural.

Estavam presentes a Diretora de Cultura, Micheline Vargas e o servidor da cultura, Valdemar Hahn.