“Cras na Rua” encerra Semana Municipal dos Direitos Humanos

A Semana Municipal dos Direitos Humanos de Araranguá encerrou na tarde da última sexta-feira, dia 11, com a apresentação das crianças participantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O projeto “Cras na Rua” levou a garotada a tocar pela fanfarra em locais públicos do município, entre eles o Calçadão, Praça Hercílio Luz e a entrada do Paço Municipal.  A Semana foi promovida pela Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e desde o dia 8 fazia o debate sobre o tema. No primeiro dia, uma plenária ocorreu no auditório do Colégio Murialdo com a participação da conselheira do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Erli Camargo.

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado também foi uma das atrações do evento levando uma peça teatral a escolas do município. A peça “O Sonho de Natanael” relata a história de Natanael, um menino pobre, engraxate, que precisa trabalhar para ajudar os pais em casa, porém, sonha em ir à escola. Sonho este um direito assegurado pela Constituição, mas privado ao rapaz. Apesar da ficção, a realidade está próxima de muitas crianças que não têm a educação básica. O tema abriu uma ampla discussão sobre a importância do acesso dos jovens à educação.

As apresentações chegaram a, crianças da Associação Congregação de Santa Catarina “Casa Madre Regina” e do CRAS, além de escolas do interior, que antes não tinham acesso a atrações como esta e puderam se encantam com a performance do grupo. O Cirquinho esteve na EEB. Jordão B. Rosa, na comunidade de Sanga da Areia, na E.E.B. Prof. Eremeta Souza, no Distrito de Hercílio Luz.

O secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Merêncio, relata que a Semana foi apenas o início de novo eventos sobre o tema Direitos Humanos. “A Semana foi uma semente que foi lançada e com certeza vai dar bons frutos. Cada lugar que estávamos indo com o teatro e as apresentações das crianças mostrava o que se tratava e porque se trabalha com este tema”, diz.

O secretário também afirma que é preciso compreensão das pessoas na luta por estes direitos. “As pessoas precisam perceber que os Direitos Humanos têm que ser conquista também por cada um e não esperar que os outros coloquem os direitos à nossa disposição. Mas que a gente se organize e busque os direitos pela coletividade”, destaca Chico ao citar o empenho da equipe de assistência social do município na organização do evento, além de agradecer o  apoio do prefeito Sandro Roberto Maciel nas ações da pasta.

“Cras na Rua” encerra Semana Municipal dos Direitos Humanos