PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS DE LEITE

A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria de Agricultura, conta com o Programa de Inseminação Artificial em bovinos leiteiros, em parceria com os produtores de leite do município.

Para isso, é fundamental que todas as etapas da inseminação artificial sejam conduzidas por profissionais da área. Visto que é preciso manter a segurança e o bem-estar do animal com responsabilidade.

A partir do momento em que o serviço é solicitado pelo produtor, o município fornece o sêmen, enquanto os proprietários entram com a mão de obra. Atualmente, são oferecidos sêmens das raças Jersey e Holandesa.

Conforme a veterinária do município, Andreza Rossi Vieira, em nosso município muitos produtores atendidos pelo programa, já possuem o curso de qualificação para realizar a inseminação artificial nos bovinos de sua propriedade.

Hoje o programa beneficia em torno de 50 produtores de leite, que alcançam em torno de 60 – 70% de prenhez.

Ainda segundo a veterinária, a adesão ao programa inicia com a visita técnica da mesma nas propriedades. Nesse momento, os animais são inspecionados, bem como as instalações e pastagens. Os produtores nesse instante, recebem as orientações para o perfeito manejo sanitário e nutricional.

Confira agora, alguns benefícios da inseminação:
Possibilita o uso de sêmen de touros provados;
Economiza na manutenção do rebanho pela ausência do reprodutor na propriedade;
Possibilita baixo investimento em relação à aquisição de um bom reprodutor;
Evita a transmissão de doenças pelo touro;
Valoriza o rebanho pela qualidade genética dos animais;
Permite o cruzamento alternado de raças diferentes buscando a heterose;
Possibilita a melhoria de certos caracteres desejáveis;
Estimula o produtor a aprimorar o manejo do rebanho.
Promove incremento na capacidade produtiva da Fêmea (leite).